quarta-feira, 24 de setembro de 2014

O Sofrimento é opcional?


Ontem em uma brecha fui ao cinema assistir "The Giver", baseado neste livro, que conta uma distopia, um mundo forjado na "igualdade" e ausência  de relações complexas como a vida apresenta no dia a dia.
 
Um grupo governa e decide o que é bom e o que não serve para a "comunidade ideal". Mais ou menos como o sonho dos comunistas.
 
Daí lembrei que tinha o livro, e em seguida, sem jantar, para aproveitar que o filme ainda estava inteiro na memória devorei o livro. Gostei de ambos, do livro e do filme, e é uma pena que um filme destes não seja discutido nas escolas e não esteja sendo visto por adultos em vésperas de eleições. A sala de exibição estava com apenas 6 pessoas.

Mas o post era para ser sobre o livro da Lucy Cavendish, que havia recebido em troca há mais de três anos, mas como meu inglês era muito raso, não deslanchava a leitura. Agora foi.
 
 
Terminei de ler hoje o livro de Lucy Cavendish, "The Invisible Woman" e a sensação era de que aquela família tinha as horas contadas, se fosse real, apesar do livro ter um "final feliz". Fui Pesquisar na Internet e realmente o livro é uma versão da própria história dela, e a autora já se divorciou há 3 anos, ou seja, depois que a história do livro termina,  teve mais uma filha, seguiu a loucura da vida e da invisibilidade e o casamento acabou.
 
Não digo que não gostei do livro, na verdade gostei. É baseado na história  da autora, da mãe contemporânea e da loucura que é esta vida cheia de compromissos, filhos, amigos, familiares, sexo, festas,   relações do passado e as atuais relações, nem sempre ideais, mas normalmente as que conseguimos. Tudo meia boca, aos trancos e barrancos, no corre-corre, sem pensar, sem muitos planos ou futuro.
 
Nessa escolha de vida, o sofrimento tem sido obrigatório e não se salva ninguém.

Às vezes é preciso parar, respirar, olhar em volta e questionar se é isso que queremos e o eu podemos fazer para evitar o sofrimento, que não deve ser obrigatório.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Um sonhador é alguém que só consegue encontrar seu caminho à luz da lua, e seu castigo é ver o amanhecer antes do resto do mundo" Oscar Wilde