quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Mais uma pérola entre as trocas.


Tenho livros maravilhosos nas estantes, frutos de trocas bem sucedidas e bem selecionadas. Muitos lidos e guardados por mais um tempo.

Semana que vem vai um para troca que ainda está com alguns post-it sobre trechos que foram marcantes durante a leitura e que preciso registrar antes de enviar o livro para o próximo dono.

Sou muito grata a esse sistema de trocas, porque propiciou que eu voltasse a ser uma leitora voraz. Sozinha, não chegaria a esta variedade de autores e títulos.

E a leitura que cada um escolhe faz parte de um universo único e se aprendemos a mesclar com o nosso, é possível ampliar sobremaneira o horizonte.

Não quero contar quantos livros estão esperando na fila, mas ontem terminei dois livros na sequencia e como chegou "Sonhos do dia e sonhos da noite" resolvi dar uma olhada antes de dormir e me apaixonei. Mais um que furou a fila. Considerei a escolha deste livro como um passatempo para logo descarta-lo, mas vejo que é um excelente livro, de um psiquiatra italiano, e parece, a princípio,  bem traduzido.

Hoje fui pesquisar em uma livraria italiana sobre o livro em italiano e esta é a sinopse:

"Che cosa sappiamo di tutta quella parte della nostra vita che trascorriamo dormendo? Il sogno è, fin dall'antichità, uno degli argomenti più affascinanti per ciascuno di noi, ricco di segni e premonizioni. L'autore intende condurre in un viaggio nel mondo dei sogni, quelli della notte, ma anche quelli del giorno, fatti ad occhi aperti, e mostra le connessioni del sogno con la salute, la vita affettiva, l'intelligenza."

Eu tenho tido sonhos interessantes e este universo dos sonhos sempre me fascinou, tanto os do dia como  os da noite e por ser assim apaixonada pelos sonhos e acreditar no potencial deles para a vida prática, muitos me consideram "fora da casinha".
E aí se torna um assunto que não se tem com quem conversar, porque parece loucura "aos sensatos", e é assim que posso ter o deleite solitário de ler este livro e aprender mais sobre mim mesma e meus sonhos.

Quem sabe aproveitar os sonhos e os seus efeitos no cotidiano não precisa se drogar, se anestesiar.
Sonhar é uma viagem, e se aprendemos a interpretar essas viagens, do dia e da noite, a vida fica leve, fascinante, sem contra indicações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Um sonhador é alguém que só consegue encontrar seu caminho à luz da lua, e seu castigo é ver o amanhecer antes do resto do mundo" Oscar Wilde