segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Sobre Vidas e Penas


Quanto tempo fiquei a olhar este homem e este pássaro? Ambos me viram e seguiram suas vidas e interesses, sem perturbar-se com a minha invasão. Com a minha surpresa e emoção entreolhando vidas e penas.
 
O homem pescava e o pássaro esperava.  Algumas vezes parecia que se olhavam, voltados um para o outro. Outras vezes efetivamente se olhavam, sem me deixar ver o que comunicavam um ao outro. Eu era uma intrusa, estranha àquela natural relação. Com e sem penas.
 
Este final de semana duas pessoas amadas conversaram depois de um encontro entre nós, e uma perguntou a outra se eu tinha gostado de determinada notícia. Perguntou mais de uma vez e a resposta foi "acho que sim".

Que pena ter dúvidas, que pena ter que dizer "acho que sim".
 
Para tantas dúvidas, incertezas, é claro que a resposta é não. Não, não fiquei feliz com a notícia, mas também não fiquei triste. 
Pena, não posso comunicar.
Chega um ponto que somos indiferentes a alguns fatos e acontecimentos e isto é porque já perdemos o interesse por qualquer resultado. Podemos olhar, mas não vale mais a pena se emocionar, com felicidade ou tristeza.
 
É o que é, e pronto. Cada um sabe de si e de suas relações e escolhas.
Não estamos aqui para fazer coisas para alegrar ou entristecer os outros.
É preciso responsabilizar-se pelos próprios atos e colher as alegrias e tristezas que deles vierem.
Assim como o pássaro e o homem. Simplesmente estão na mesma cena, cada um dentro do seu espaço, com interesses individuais com suas vidas e penas.
 
Se eu quiser alegrar ou entristecer outra pessoa.... é outra história!
O meu esforço é dirigido ao outro, com ou sem pena.
Pode ser que para alegrar o outro, eu sofra. Pode ser que para entristecer alguém, eu fique feliz. O outro é simplesmente uma meta, um objetivo para alcançar o melhor resultado do meu esforço.

Assim, é preciso deixar de ser hipócrita.
Se estou fazendo algo para eu ser feliz, independente do que os outros pensam, eu estarei feliz e pronto. Não importa o que pensem, o que digam.... já cantava Jair Rodrigues.

Agora se eu ficar perguntando se alguém ficou feliz com a minha felicidade.... sei não!
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Um sonhador é alguém que só consegue encontrar seu caminho à luz da lua, e seu castigo é ver o amanhecer antes do resto do mundo" Oscar Wilde