terça-feira, 1 de julho de 2014

A Comédia Humana

Terminei a leitura deste livro de apenas 208 pp.
Recebi em uma troca há mais de 3 anos e sempre ficava para trás.
Em poucos dias li e gostei muito, com direito a emoções fortes e algumas lágrimas.
 
O único defeito é que esta edição tem um número considerável de erros, como se a tradução não fosse revisada, mas para quem conhece a língua portuguesa e entende o contexto não prejudica. No entanto considero um desrespeito com o autor e sua obra.
 
Não sei se vou repassar em troca. Provavelmente vou guardar e reler.
 
Todos os personagens têm algo a transmitir e ensinar de um modo tão simples, que emociona.
 
Diz o velho bêbado do telégrafo para o menino mensageiro, pp. 178-179:
 
"Deixa eu te dizer uma coisa. Tenha muito cuidado com tudo que diz respeito aos seres humanos. Se você vir alguma coisa que está certo de ser errada não tenha tanta certeza. Se estiver lidando com gente, tenha muito cuidado. Agora, você vai me desculpar mas tenho de lhe dizer porque você é um homem de respeito de modo que não me incomodo em lhe dizer que é errado criticar a conduta de qualquer pessoa. Na medida em que o homem vai chegando perto do seu fim, ele se sente feliz pelas pessoas que conheceu e que continuarão vivendo depois que ele se for. Será que você entende o que estou dizendo?
   - Não estou muito certo, senhor Grogan.
   - Estou lhe dizendo uma coisa que não poderia lhe dizer se não estivesse bêbado. Te digo uma coisa, agradeça a você mesmo. Isso mesmo, agradeça a você por você. Compreenda que aquilo que o homem é, é algo pelo qual ele deve se sentir agradecido pelo fato de que o homem que é receberá a confiança de totais estranhos.
Novamente, Homero lembrou-se da garota do Hotel Bethel e a urgência com que quis falar com ele como se fossem velhos amigos.
   - Esses estranhos - disse o velho - saberão que você não os trairá nem os machucará. Eles saberão que você não sentirá desprezo por eles. Sentirão que você verá dentro deles algo que ninguém antes conseguira ver. Você precisa saber disso sobre você mesmo  e não ficar encabulado. Você é um homem de 14 anos. Quem fez de você tal homem? Eu não sei quem foi mas que é verdade, é verdade. Agradeça por estar vivo e por tudo que vem com isso. Você compreende?"
 
É isso. Saio deste livro, sem ânsia de próximo livro, ainda que a pilha seja enorme, ainda que sejam outros livros fabulosos. Preciso um tempo para agradecer a mim mesma e a Willian Saroyan por me proporcionar esta delicada pausa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Um sonhador é alguém que só consegue encontrar seu caminho à luz da lua, e seu castigo é ver o amanhecer antes do resto do mundo" Oscar Wilde