quinta-feira, 26 de junho de 2014

Sê turista por um dia

Sediar a copa do mundo tem vantagens que não passam pelo aspecto econômico, mas por um aspecto que dinheiro não compra.
 
Enquanto escrevo, um  pseudo engraxate, que tem posto fixo nas ruas ao redor, repete sem descanso o pedido de dinheiro para almoçar, carregando a velha caixa de graxas que nem usa. Faz os seus pedidos por várias ruas, desde café da manhã até almoço (nunca ouvi ele pedindo janta). Na verdade, descobri agora, por ocasião da copa do mundo, que ele pede a mesma coisa em ruas vizinhas.
 
O Olhar do turista aguça nosso olhar para a cidade, para as pessoas ao redor de nós.
 
O turista que caminha pelas ruas procurando pontos para  admirar, procurando qualquer coisa que atraia a sua atenção, faz lembrar de mim mesma como turista, vasculhando, observando, imitando, aprendendo a sobreviver em um espaço desconhecido.
 
Não somos os mesmos quando "estamos turistas".
 
Sou favorável a viagens de horas, de um dia, de períodos maiores, mas já me dei conta que quando volto repetidas vezes para o mesmo lugar, meu olhar não é mais inocente como o do turista.
 
Turista precisa de superação, fôlego, boa vontade e homor renovados para resolver as dificuldades. A criatividade fica em alta. Ele se transforma, cresce ou encolhe, dependendo da necessidade. Entrega-se a aventuras que não se permitiria na própria cidade e acha que tudo ou quase tudo é legal ou válido, porque sabe que pode arrumar a mala e partir em prazo determinado.
 





Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Um sonhador é alguém que só consegue encontrar seu caminho à luz da lua, e seu castigo é ver o amanhecer antes do resto do mundo" Oscar Wilde