quarta-feira, 25 de junho de 2014

Olhos nos olhos....


"Nos cansamos de alguém quando cansamos do seu olhar, quando percebemos que ele nos pede alguma coisa que já não podemos realizar." (Emili Rosales, in A Cidade Invisível, p. 194)


Muito bom este livro. Devorei suas páginas e gostei muito dos fatos históricos trazidos pelo manuscrito, a respeito da construção de cidades e obras de arte. Como é tradução, em alguns momentos tive dúvidas, mas pelo contexto pude deduzir e solucioná-las.

A alternância de fatos  no passado e no presente, exige atenção e há muitos fatos, personagens e datas o que faz que muitos não gostem do livro.

Mas é bom. Recebi em troca de livros há mais de 3 anos e só agora li e já vai para nova troca.

Trocar livros disciplinou minhas leituras. Como recentemente organizei mais meus livros, estou priorizando a leitura de trocas mais antigas. E as surpresas não cessam.
Leio um por vez e ainda que não esteja interessante no início, prossigo e tenho me surpreendido positivamente. Não vou omitir que sempre tem um audiobook, outras leituras que se atravessam, mas não perco a meta de um livro por vez, do início ao fim.

Trocar livros é como estar em uma grande família com gostos literários diversos e um eterno aprendizado. E com tantos gostos e livros, é preciso disciplina e muita vontade de ler.

Leitura é hábito. Começa-se devagar, sem jeito até para segurar o livro, mas tem que insistir como para a implantação de qualquer hábito novo na nossa vida. Depois que o hábito "cola" só temos a ganhar.

Em nossos dias não temos mais desculpa para não ler. Os livros estão mais baratos  ou gratuitos, seja o livro físico como o digital. Na internet temos as listas de trocas e os livros digitais em várias línguas, pelo book crossing, email, etc.
Também não estuda, não melhora os conhecimentos quem não quer.
A internet disponibiliza cursos do nível básicos ao avançado em quase todas as áreas do conhecimento e desenvolvimento humano, além de excelentes artigos técnicos, muitos totalmente gratuito.

Acesso à internet? Existem muitos pontos onde se pode acessar gratuitamente.


Ainda assim, o povo se desculpa que não tem tempo...

Qual o problema? Acredito que sejam as redes sociais, os tititis que afastam as pessoas do próprio foco, da realização dos próprios sonhos e desejos, já que ficam mais preocupadas em tentar ser o que não são e assim enganando uns aos outros com modinhas e músicas de gosto duvidosos.

Emili Rosales segue viagem esta semana para outras mãos. Espero seja bem recebido e compreendido. Caso contrário, será um bom passatempo com conteúdo histórico.







Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Um sonhador é alguém que só consegue encontrar seu caminho à luz da lua, e seu castigo é ver o amanhecer antes do resto do mundo" Oscar Wilde