segunda-feira, 9 de junho de 2014

O cérebro e os dois hemisférios

Sempre ficava à margem de discussões acerca das funções deste ou daquele hemisfério cerebral. Como o assunto me fascina, minha ignorância sobre ele me impedia. Quando dava uma opinião logo me arrependia e ia checar se não tinha dito uma besteira. Não lembro porquê optei pelo livro de Jill Taylor (A Cientista que curou seu próprio cérebro), mas troquei e recebi o livro há mais de dois anos. Quando chegou fiquei decepcionada porque a usuária que me enviou não alertou que estava com frases sublinhadas em vibrante marca texto laranja. Meu cérebro se negava à leitura. Deixei de lado e até considerei nunca ler o livro e passa-lo adiante. Somente não fiz antes por causa dos famigerados sublinhados.
Depois de ler "A Caixa Preta" de Amos Oz, minhas mãos foram automáticas na busca por este livro e eu não protestei e  li, ou melhor, devorei suas páginas e cada vez que precisava parar de ler, me perguntava como tinha sido capaz de não lê-lo antes?
 
As frases sublinhadas em nada atrapalharam e adorei o livro.
A própria autora sugere que depois da leitura passemos adiante o livro para que outras pessoas conheçam o tema, seja para si próprias, seja para auxiliar outras pessoas doentes ou não. Vou passar, mas primeiro quero repassar na minha mente tudo que aprendi e se falhar algo, vou pesquisar.
 
Em conversas no fim de semana fiquei observando com facilidade como funciona minha mente, ora usando apenas o hemisfério direito, ora apenas o hemisfério esquerdo, ora os dois, ora apenas tentando achar uma conexão da rede, parcial ou total. E é fácil ver como funcionam os cérebros das pessoas que interagem com a gente.

Acredito que com este conhecimento se pode melhorar discursos. O tempo e a prática dirá.
 
Jill Taylor escreve bem e o livro é uma aula, permitindo que se potencialize o uso do cérebro e também a usá-lo com moderação. Super recomendo!
 
"a paz está só a um pensamento de distância, e tudo que precisamos fazer para alcançá-la é silenciar a voz do lado esquerdo da mente, que é dominante" p. 107
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Um sonhador é alguém que só consegue encontrar seu caminho à luz da lua, e seu castigo é ver o amanhecer antes do resto do mundo" Oscar Wilde