sexta-feira, 25 de abril de 2014

Choque de realidade

"
Seguindo na linha da frase extraída do livro que estou lendo "para ser um artista, é preciso entregar ao mundo a verdade sobre si mesmo, sem medo das consequências" resolvi revisitar uma questão que desde que me conheço por gente, me incomoda.
 
Apresentações. Sim, não aquelas de aperto de mão e nome.
Não. Falo daquelas mais complexas, quando estamos diante de um grupo, muitas vezes desconhecido até então, unidos por um determinado interesse e é sugerida a tal apresentação.
 
Já participei de muitas destas rodadas e invariavelmente são sempre iguais, ou seja, apresentamos apenas aquilo que pode ser lido no documento oficial de identificação.
 
Nome, sobrenome, idade, estado civil, filhos e profissão. Parece suficiente, mas não é, mas alimenta o círculo.
 
 
Apresentar-se é muito mais do que isso, mas temos medo de nos entregar e das consequências.
 
Assim, posso afirmar que até hoje jamais me apresentei, para ninguém.
 
Hoje li uma apresentação da escritora Sveva Modignani  que me fez corar de vergonha, (1)por não ser artista e livre dos meus fantasmas e (2) por jamais ter tido a paciência, a calma, a sabedoria e a coragem para saber realmente quem sou e assim  me apresentar devida e confortavelmente.
 
Copio o que ela disse, para aprender e quem sabe me apresentar ao modo justo.
 
Ma a me piace presentarmi così…
di Sveva Casati Modignani

Sono nata a Milano, dove vivo con un bassotto prepotente.
Ho due figli, un numero ragionevole di parenti e amici affettuosi che mi sopportano con infinita pazienza, alcune (un paio) amiche del cuore con le quali litigo spesso per il piacere di far pace.
Cucino volentieri, ricamo a punto croce, coltivo l’arte del sonno.
Mi piacciono le torte fatte in casa, i film sentimentali, le canzoni di Paolo Conte e Frank Sinatra, i fiori del mio giardino e la neve.
Vorrei avere la battuta pronta, scrivere commedie brillanti, saper usare il computer e non sentirmi in colpa quando non lavoro. Detesto gli elettrodomestici, la pentola a pressione, la pioggia e le persone arroganti.
 
Parece simples, mas não é.
Vou aprender.
 
Obrigada, Sra. Sveva pela aula.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Um sonhador é alguém que só consegue encontrar seu caminho à luz da lua, e seu castigo é ver o amanhecer antes do resto do mundo" Oscar Wilde