sábado, 18 de janeiro de 2014

O que é a verdade?

Nos últimos 10 dias devorei 2 grandes livros. Grandes em todos os sentidos, seja pelo conteúdo, seja pelo número de páginas.

"O Método" descobri por acaso (sim, concordo que nada é por acaso, mas é força de expressão) lá por outubro do ano passado e faz parte dos três ultimos livros que comprei na Saraiva.com.

É um livro que me impressionou e vou mantê-lo. Traz um conjunto de ferramentas úteis para enfrentar desafios da vida. Ajuda a refletir sobre a importância da mente sã para ver a realidade que nem sempre é tão feia ou tão bela como pintamos com a aquarela da imaginação.

Através deste livro descobri  também quantos cursos (até caros) são vendidos no Brasil trazendo apenas uma ou meia ferramenta, o que produz algum efeito imediato e que logo se perde. 
Este é um livro como o da Dieta Dukan. Para ler e reler. Para praticar todos os dias, para o resto da vida, e este como aquele são simples e fáceis de ler e seguir. Basta querer.

E graças a leitura do livro acima e da utilização das ferramentas nele descritas, li com muito prazer e velocidade "A Mulher de Pilatos" que chegou de surpresa na minha casa dia 27 de dezembro, mas foi por mim recebido somente quando voltei do Chile, em 2 de janeiro.

Pedi duas vezes ano passado por este livro em um espaço de dez meses, em trocas. Ambas haviam sido canceladas e eu já havia decidido que não o leria mais.

Eis que o livro chega em uma embalagem caindo aos pedaços depois de 20 dias perdido pelos correios. Para fazer justiça entrei em contato com a pessoa que enviou o livro e não foi dos melhores, provavelmente porque somos de regiões e culturas brasileiras tão diferentes. Acertamos que leria o livro e devolveria para ela.

Acontece que não esperava mais por este livro e tenho muiiiitos na fila, mas com certeza o livro "O Método" me ajudou a "limpar" a área  dos sentimentos e para minha surpresa li em poucos dias este fascinante livro de 392 pp.
Antoinette May estudou e pesquisou sobre o império romano 14 anos e nos transmite seu aprendizado através deste belo romance, navegando com maestria entre ficção e realidade. Muito bom, superou minhas expectativas.
Semana que vem voltará para a dona, lá de Fortaleza.

P.S.: "O Mistério da Fábrica de Livros", de Pedro Bandeira foi devorado hoje antes de ir à praia. Comprei este livro faz um tempão e jamais tinha sido lido. É uma aula para jovens de todas as idades sobre como nasce o papel e como este se transforma em um livro. Bela leitura de fim de semana. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Um sonhador é alguém que só consegue encontrar seu caminho à luz da lua, e seu castigo é ver o amanhecer antes do resto do mundo" Oscar Wilde