quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

A busca de si mesmo. A Rosa Perdida encerra Janeiro

Apesar de todo calor, viagens e compromissos, li muito neste mês de janeiro que já está nos dias finais.

Gostei de todos, de todas as mensagens, lições e reflexões.

Segue um resumo:

01. O Mendigo e o Milionário
Este livro recebi em uma troca no final de dezembro e imediatamente comecei a ler mas  levei na viagem do final de ano e retomei a leitura neste mês. Gostei muito e antes de trocá-lo vou reler.
02. Pão Nosso
Comprei em Curitiba como um presente de Natal e li e reli e vou relê-lo muitas vezes ainda. Como adepta que sou do fermento natural e suas variações é como trocar experiências com o autor e aprimorar a arte de fazer pão. Um livro muito bom que também decora minha sala de estar.
03. A Camareira - Este livro comprei em dezembro em um lote de livros que representou minha última compra no site Saraiva.com depois de 10 anos.
Por que a última compra? Por causa da transportadora que é péssima e eles mantém apesar de todas as reclamações não só minhas, mas de muitos como os atendentes sempre avisam.
04. O que fazer? Falando de Convivência
Este pequeno livro infanto-juvenil foi pedido em troca e aproveitei para lê-lo. Tinha comprado para meu filho e nunca tinha lido, mas foi bom recordar algumas questões éticas indispensáveis para viver em sociedade. O mundo pode mudar, surgir novas tecnologias e outros avanços culturais, mas a Ética permanece a mesma, embora cada vez mais em desuso, infelizmente, pela ignorância que nos cobre.
05. O Método 
 Este livro foi comprado no último lote da Saraiva.com e foi uma bela surpresa. Fácil de ler e de entender e realmente praticar os exercícios que sugere, faz a vida ficar mais leve.
06. A Mulher de Pilatos
Adorei este livro. Recebi em dezembro. Levei para a praia imaginava que leria no primeiro semestre, mas mais tarde e de forma mais lenta, mas a escritora me fascinou e eu simplesmente não larguei o livro noite e dia. 
07. O Mistério da Fábrica de Livros
Pedro Brandeira escreveu muitos livros e este é infanto-juvenil, pequeno e fácil de ler. Comprei para a filha de uma amiga e como achei interessante comprei para meu filho também. Nunca tinha sido lido, mas como vai para trocas, finalmente li.
08. Peito grande, ancas largas,
livro de Mo Yan, Nobel da Literatura de 2012. Na verdade recebi como audio livro em português de Portugal. É imenso, mais de 600 pp., e é um dos tantos livros proibidos de serem vendidos e lidos na China.
Livro indispensável para conhecer a história do povo chinês, entender a guerra, fome, religião e especialmente a política chinesa. Abre espaço para refletir sobre o pensamento político de nossos dias especialmente na América do Sul.
 09. A vida secreta do Sena
Este livro estava na praia, quietinho  e abandonado na biblioteca e foi um excelente companheiro de rede.
Gostei muito do escritor, da narrativa. Vai  para troca, mas quero ler outros dos seus títulos.
10. A Rosa Perdida
Este livro recebi em uma troca neste mês. O autor Serdar Ozkan é jogador de futebol, turco e jovem.
Um livro leve, mas interessante para colocar os pés no chão e viajar para conhecer a si mesmo. Uma leitura importante no começo de ano, quando decidimos começar novos tempos, novas metas e estamos cheios de novos espaços interiores e menos influência dos Outros (ao menos deveria ser). 

Hoje vou ver qual livro me escolhe, qual será a primeira leitura do próximo mês. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Um sonhador é alguém que só consegue encontrar seu caminho à luz da lua, e seu castigo é ver o amanhecer antes do resto do mundo" Oscar Wilde