quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

A Granja do Solar é aqui!

Nos últimos dias recebi livros maravilhosos em troca e ainda estão para chegar mais 4.

Trocar livros faz com que seguidamente eu remexa nas estantes e redescubra obras que gostaria de reler. "A Revolução dos Bichos" foi o último alvo.

Meu exemplar é de 1982. Eu era bastante imatura quando li. Não entendia nada de política, ou melhor da política maquinada no Brasil~, estes conchavos sórdidos entre todos os poderosos sem distinção de esquerda ou direita, civil ou militar.

Relendo o livro nos dias de hoje foi um choque.
Inevitável traçar paralelas com a história de Orwel dentro do que acontece na política brasileira.

Não conheço momento histórico onde melhor se aplica o único mandamento que restou na Granja do Solar, quando os porcos resolveram andar em duas patas como os homens que motivaram a "revolução":

"TODOS OS ANIMAIS SÃO IGUAIS MAS ALGUNS ANIMAIS SÃO MAIS IGUAIS DO QUE OS OUTROS".


Contudo a esperança é sempre a última que resta.
Por mais que roubem, por mais que destruam futuro da nossa gente (dos menos iguais) e até o presente de muitos do nós, ele passarão, morrerão e não poderão levar tudo que os torna mais iguais, mais sórdidos do que os outros.
Vou manter o livro de Orwel na biblioteca com a esperança que a próxima vez que eu resgatá-lo da estante para reler seja realmente uma bela ficção e não mais uma trágica realidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Um sonhador é alguém que só consegue encontrar seu caminho à luz da lua, e seu castigo é ver o amanhecer antes do resto do mundo" Oscar Wilde