segunda-feira, 25 de novembro de 2013

leituras

Neste mês troquei dois livros em um site que recém me inscrevi e já li os dois. Uma escritora brasileira e esta escritora chinesa que vive nos EUA.

Este é o segundo livro que leio que tem como pano de fundo a Revolução Cultura. O primeiro foi "Balzac e a Costureirinha Chinesa" escrito por Dai Sijie.

A ditadura proletária, de esquerda, arrasa um país, basta ver a Venezuela e o quadro atual.
A ideia de destruir pessoas que "são melhores" porque estudaram ou trabalharam em melhores condições, escravizando-as, cerceando-as de seus bens e liberdade, não melhora sociedade nenhuma. Ao contrário.

Bem diz o dito popular que a inveja é uma merda.

É a inveja que faz com que pessoas parem de fazer o seu próprio caminho para roubar, saquear e até matar o próximo. É a inveja, aliada com a cobiça e a preguiça. Sim preguiça é o que alimenta quem quer pegar o que já está pronto. Mas o preguiçoso não sabe que com o passar do tempo, tudo se perde e a miséria humana é que sobrevive.

Gostei do livro, da narrativa. Fui surpreendida pelos becos e favelas de Pequim e com os meandros da  corrupção chinesa, tão próxima da nossa realidade. A autora não nos conduz a um final feliz. Contudo tece uma teia para  situações extremas como estas, onde indefesos, temos que fazer escolhas, na total ausência de justiça. Na total impossibilidade de mudar o que passou.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Um sonhador é alguém que só consegue encontrar seu caminho à luz da lua, e seu castigo é ver o amanhecer antes do resto do mundo" Oscar Wilde