terça-feira, 30 de julho de 2013

Caráter se constrói com sabedoria e consciência

Cada um de nós é uma raça, com características singulares (caráter) , um ser único (pessoa) com tempero (temperamento) individual e intransferível.

O caráter é um molde  que surge  desde a infância, sem  que tenhamos consciência do quanto isto pode nos custar no futuro, na vida adulta. Pouco tem a ver com a herança genética. Tem muito da nossa compreensão do mundo, da interpretação que fazemos dos estímulos ou desestímulos e como ajustamos esta compreensão em nossos traços. 
Posso trabalhar meu caráter, meus traços até a morte, sempre aprendendo com minhas emoções e sentimentos diante das facilidades e dificuldades do presente, da vida cotidiana. Se me fixo no lado ruim da vida, nos pequenos detalhes sórdidos das relações, provavelmente meus traços são fracos, meu caráter se torna débil. Ao contrário se cresço na adversidade, se busco sempre o melhor das experiências e pratico as lições da vida em benefício próprio e das relações sociais, o caráter se apresenta com melhores traços, melhor moldado. O caráter fraco é rígido, o forte é maleável. 
O fraco está sempre em curto, o forte tem boa harmônica.
O fraco quebra, o forte é resiliente.

Não conheço frase melhor para defini-lo:  "Conhecimento se adquire, caráter se constrói, respeito se conquista!" (Emir Pinho)

Esta coruja da foto esta no Zoo de Helsinque. Adoro corujas e desconhecia esta branca. Desconheço muitas coisas e quanto mais passo pela vida mais aprendo. E esta última viagem foi um aprendizado sobre caráter. Descobri traços que aprecio e outros que não aprecio em mim. Não precisei da visão da águia, mas da visão da coruja. 

Implodir o caráter? Impossível, mas com novas técnicas de construção (consciência sobre hábitos e atitudes), novos materiais(amor próprio e compaixão) e muita força de vontade(responsabilidade e resiliência) é possível fortalecer a obra para construir anexos mais interessantes e habitáveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Um sonhador é alguém que só consegue encontrar seu caminho à luz da lua, e seu castigo é ver o amanhecer antes do resto do mundo" Oscar Wilde