sábado, 27 de abril de 2013

Desafios: um por vez!

Terminei ontem a leitura do livro "The history of the English Language" e saí assim, arrepiada, ouriçada mesmo.

Livros com dados históricos sérios, sem ideologia, fazem pensar (os com ideologia também se se tem um pouco de noção dos fatos distorcidos).

Eu já sabia que a língua inglesa tinha pedido emprestado suas palavras daqui e de lá, mundo afora, e que até hoje ainda está acrescentando uma infinidade de palavras novas, a desafiar alunos como eu. Mas viajar pela história, pela construção disto tudo foi uma experiência singular.

No início, antes de Cristo, a língua era apenas falada (com as tais palavras emprestadas) e ainda assim não de modo uniforme, porque haviam várias dialetos.
O fascinante de tudo isso é que ainda nos dias de hoje tem várias formas de se falar inglês, diversos sotaques, que modificam até o significado das frases, mas todos procuram se entender e absorver as diferenças. Um livro grandioso, apesar das poucas páginas (88).

Tenho que apresentar este livro em classe antes de viajar, em apenas 5 minutos. Um desafio a ser vencido , mas ainda tenho tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Um sonhador é alguém que só consegue encontrar seu caminho à luz da lua, e seu castigo é ver o amanhecer antes do resto do mundo" Oscar Wilde