quinta-feira, 21 de março de 2013

Aprendizados

Hoje eu entendo porque insistem em dizer que quando criança temos mais facilidade para aprender.

Eu sei que não tem idade para aprender, tenho aprendido minha vida toda e vou morrer aprendendo,  mas é na minha turma de alemão, onde só tem gurizada que vejo o quanto preciso correr para chegar perto da facilidade deles. Estou sempre ligada e saio da aula como se um caminhão tivesse passado por cima, graças também à professora que é fantástica e não nos deixa respirar a não ser em alemão.

E no inglês, embora não tenha mais fobia para aprender, parece que estou sempre engatinhando (ainda mais agora que o alemão entrou no jogo)  e isto tem sido objeto de dores de cabeça, porque os professores fazem expectativas que não me sinto merecedora.

Já o italiano e o português são minhas duas primeiras línguas, e tenho verdadeiro prazer em  aprender todos os dias novas palavras sem qualquer problema.

No entanto não se pode esquecer: o que não se exercita, definha e morre, até a língua materna, que jamais pode ser esquecida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Um sonhador é alguém que só consegue encontrar seu caminho à luz da lua, e seu castigo é ver o amanhecer antes do resto do mundo" Oscar Wilde