quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Dá trabalho viver, mas vale a pena investir na saúde até o fim!

Dia desses morreu uma amiga. Jovem e bonita, "cheia de vida" aos nossos olhos. Poucas horas antes insistia em planejar agenda conosco, comprometer-se, correr atrás da vida que se esvaía no corpo que  enrijecia.

De lá para cá tenho me tocado mais, em todos os sentidos.

O que em mim tenho deixado endurecer, cimentar, enrijecer?

Que manhas, manias, "minhocas" ou vícios preciso extirpar para dar lugar à vida?

O que preciso fazer para viver melhor, com saúde?
Segundo o dicionário, a palavra "saúde" deriva do latim salute e significa salvação, conservação da vida. Simples assim e quem não sabe como se salvar, morre!

Como aprendemos ainda no colégio, dois corpos não ocupam o mesmo espaço, logo, se deixamos de conservar a vida, de salvar a vida (com saúde) a morte indolente e burra vem e toma conta do campinho.

Quanto mais rígidos em hábitos e costumes, mais a morte toma conta.

A saúde é responsabilidade de cada um de nós e só existe com o kit completo (física, mental e espiritual).
Minha amiga sabia muito de saúde física e  espiritual, mas como a maioria de nós se atrapalhava com a saúde mental e somos um todo, não podemos desistir de trabalhar cada canto, cada perda, cada  sucesso, para não adoecer e morrer. A invasão da morte em seu corpo permitiu que libertasse a mente e lá no hospital se permitiu perdoar e amar pessoa próxima que esteve com ela até o derradeiro instante.

Pra que ser tão "durão" se na hora "h" a mente tem que capitular? Não é melhor abrir a mente, soltar todas as cobras e lagartos, deixar sair, limpar mágoas, sofrimentos e o escambau?
Quantas vezes esta história precisará se repetir perto de nós para aprendermos?

Segue uma dica de ouro, do livro "Estilo Saudável", de Cátia Fonseca e José Estefno Bassit para resumir minhas reflexões. Mãos à obra!!!!

"No âmbito da saúde física, a pessoa deve ser observada como um todo, como ela respira, como ela se alimenta, como ela se trata, como funcionam seus rins e seus intestinos, como se hidrata, como pensa, como desempenha funções diárias na área do trabalho, lazer e descanso. É importante respirar bem, hidratar-se corretamente, dormir bem, tomar sol (em horários e com cuidados adequados), nutrir-se direito, praticar atividades físicas e limpar-se por dentro e por fora.
No campo da saúde mental, deve-se considerar como a pessoa se relaciona com os outros, como se comunica, o controle que tem sobre seus pensamentos, como programa sua mente, se pensa de maneira positiva ou negativa, se é otimista ou pessimista, etc. Nos aspectos espirituais, é importante observar que tipo de espiritualidade ou religiosidade possui ou não, se pratica meditação, orações, agradecimentos, trabalho voluntário, e outras ações.
Tudo isso é importante. Lembre-se: sua saúde é responsabilidade sua!"

P.S.: 57.... cheguei e sem dor, sem desespero! Recuperei meu peso comendo bem sem dieta, sem produtos industrializados, sem frescuras! Sim, a felicidade trazida pela atividade física, mora aqui. Agora é só esperar o corpo decidir qual o peso saudável para mim. 57 ou 55?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Um sonhador é alguém que só consegue encontrar seu caminho à luz da lua, e seu castigo é ver o amanhecer antes do resto do mundo" Oscar Wilde